segunda-feira, 8 de novembro de 2010

COMO ABAIXAR OS NÍVEIS DE HOMOCISTEÍNA

A homocisteína é medida por meio de um simples exame de sangue.
O nível de homocisteína saudável é menor do que 12 umol/L.
Se você não tem maiores riscos para desenvolver doenças cardiovasculares e não tem aterosclerose, não há problemas em ter um nível de homocisteína entre 12 e 15 umol/L.
Porém, enquanto há estudos em andamento sobre o assunto, é melhor ter os níveis de homocisteína dentro dos limites normais, devido ao risco de doenças cardíacas.

COMO ABAIXAR OS NÍVEIS DE HOMOCISTEÍNA

Comer mais frutas e vegetais (especialmente os de folhas verdes) pode ajudar a baixar os níveis de homocisteína, aumentando a quantia de folato em sua dieta alimentar. As fontes de folato são cereais, lentilha, aspargo, espinafre e feijão.
Se o ajuste na sua dieta não está diminuindo o suficiente o nível de homocisteína, o seu médico vai orientá-lo a tomar folato, além de vitamina B6 e vitamina B12.
Em torno de 5 miligramas diários de uma vitamina do complexo B chamada ácido fólico são suficientes para baixar a taxa de homocisteína para valores próximos aos normais e restaurar a capacidade de as artérias se dilatarem.

Lembre-se: Se os níveis de homocisteína de seu organismo forem altos, você deve fazer a checagem regularmente, ou seja, de duas a três vezes por ano.

RECOMENDAÇÕES

Além dos fatores genéticos, que podem estar relacionados aos altos níveis de homocisteína no sangue, os estudos apontam para as deficiências de vitaminas do complexo B (B6 e B12) e de ácido fólico no organismo.

Os altos níveis de homocisteína podem ser evitados com uma dieta alimentar adequada em ácido fólico, um tipo de vitamina presente em vegetais de folhas verdes, gema de ovo, gérmen de trigo, carnes magras, suco de frutas cítricas e cereais.

Não se deve esquecer que para a prevenção das doenças cardiovasculares, todas as medidas geralmente citadas, como praticar exercícios físicos e deixar de fumar, são fundamentais.
Você também pode saber um pouco mais, visitando os sites abaixo.

Fonte(s):

Nenhum comentário: